
O município de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia, foi severamente atingido pelas fortes chuvas da madrugada deste sábado (3), registrando 180 milímetros de precipitação. O rio Subaé transbordou, causando alagamentos em diversos bairros e deixando ao menos 80 famílias desabrigadas, segundo a prefeitura. A água invadiu casas, comércios e unidades de saúde, e o número de desabrigados pode aumentar com a atualização de dados de outras localidades.
Em resposta à situação, foi montado um comitê de crise na Escola Municipal Stella Mutti, no centro da cidade. O prefeito Flaviano Bomfim (PP) informou que Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, equipes de Infraestrutura e Saúde estão mobilizados. Ruas como a das Viúvas, que dá acesso ao conjunto Minha Casa, Minha Vida, estão totalmente alagadas. A prefeitura orientou que moradores de áreas de risco busquem locais de apoio, alertando para a possibilidade de mais chuvas e maré alta durante a tarde.
Na capital Salvador, a Defesa Civil acionou sirenes em seis comunidades por risco de deslizamento. Os equipamentos foram ativados nos bairros de Castelo Branco, Nordeste de Amaralina, Sete de Abril e Alto da Terezinha. A cidade acumulou mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 72 horas, segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), e a recomendação é que moradores sigam para locais seguros e acionem o número 199 em caso de emergência.
Foto: Reprodução