Foto: Max Haack / Agência Haack
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) retomou os trabalhos, nesta terça-feira (3), após o fim do recesso parlamentar, com uma sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, que começou a partir das 10h. Durante a abertura feita pela presidente da casa, o governador Jeronimo Rodrigues (PT) fez a tradicional leitura da mensagem anual do Executivo ao Parlamento.
No documento, o governador apresentou um balanço das ações realizadas em 2025 e detalhou o planejamento do governo para 2026. Jerônimo manifestou apreço pelo Parlamento baiano, destacando a atuação responsável e propositiva da Casa no aperfeiçoamento dos marcos legais do Estado. Classificou o Legislativo como guardião da representatividade popular e espaço fundamental para o fortalecimento do pacto democrático entre as instituições.
Durante o pronunciamento, Jerônimo prestou homenagem ao deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), falecido no último dia 17 de janeiro.
“Mesmo estando em campos politicamente distintos, sempre nutrimos um pelo outro uma relação de respeito mútuo e de convivência sincera. Sei o quanto a sua presença enriquecia este Parlamento e, com certeza, a falta que fará. À sua família, estendo os meus sentimentos mais profundos e a minha solidariedade”, afirmou.
Em seu segundo ano como presidente da Casa, Ivana Bastos, fez um balanço do primeiro ano de gestão, agradecendo o apoio dos colegas, servidores, imprensa e da família, e estabeleceu como meta principal para 2026 assegurar o funcionamento pleno da ALBA em um ano eleitoral.
Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e de outras autoridades do Estado, a chefe do Parlamento baiano conduziu a sessão, definida por ela como um encontro que simboliza a harmonia necessária entre os Poderes para governar e legislar em favor da Bahia.
“Esta solenidade reafirma que, quando os Poderes caminham em harmonia, quem ganha é o povo da Bahia, que espera de nós responsabilidade, diálogo e resultados concretos”, resumiu, aproveitando para fazer deferência ao presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Rotondano, que tomou posse no dia anterior.
Ivana Bastos exaltou a união, as divergências como parte da democracia e o respeito institucional entre os 63 pares para o bom funcionamento da Casa.
Para a presidente, hoje “a Assembleia respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia. Uma Casa firme no trabalho e presente no cuidado com a sociedade baiana, que decide com seriedade pública e constrói uma relação de confiança com o povo”.
Por Bahia Notícias
