O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta segunda-feira (27), na Malásia, com representantes do governo dos Estados Unidos para solicitar a suspensão das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. O objetivo é paralisar o chamado “tarifaço” enquanto avançam as negociações bilaterais.
O encontro ocorreu um dia após o presidente Lula e o presidente Donald Trump se encontrarem em Kuala Lumpur. As conversas entre os dois líderes foram descritas como positivas, com elogios mútuos.
Participaram da reunião, além de Vieira, o embaixador Audo Faleiro e o secretário-geral do Ministério da Indústria e Comércio, Márcio Rosa. Sob a coordenação do chanceler e do vice-presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), eles formam o “dream team” da administração brasileira nas negociações do tarifaço.
Faleiro e Rosa devem se reunir na próxima semana em Washington com representantes da administração Trump para definir os próximos passos do fim das tarifas americanas sobre o Brasil.
Pelo lado americano, participaram da reunião o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante do Comércio, Jamieson Greer. O secretário de Estado, Marco Rubio, não esteve presente.
Foto: Ricardo Stucker/PR
